janeiro 30, 2007

Sentir-se Amado

O cara diz que te ama, então tá. Ele te ama.
Sua mulher diz que te ama, então assunto encerrado.
Você sabe que é amado porque lhe disseram isso, as três palavrinhas mágicas. Mas saber-se amado é uma coisa, sentir-se amado é outra, uma diferença de milhas, um espaço enorme para a angústia instalar-se.
A demonstração de amor requer mais do que beijos, sexo e verbalização, apesar de não sonharmos com outra coisa: se o cara beija, transa e diz que me ama, tenha a santa paciência, vou querer que ele faça pacto de sangue também? Pactos. Acho que é isso. Não de sangue nem de nada que se possa ver e tocar. É um pacto silencioso que tem a força de manter as coisas enraizadas, um pacto de eternidade, mesmo que o destino um dia venha a dividir o caminho dos dois. Sentir-se amado é sentir que a pessoa tem interesse real na sua vida, que zela pela sua felicidade, que se preocupa quando as coisas não estão dando certo, que sugere caminhos para melhorar, que coloca-se a postos para ouvir suas dúvidas e que dá uma sacudida em você, caso você esteja delirando. "Não seja tão severa consigo mesma, relaxe um pouco. Vou te trazer um cálice de vinho".
Sentir-se amado é ver que ela lembra de coisas que você contou dois anos atrás, é vê-la tentar reconciliar você com seu pai, é ver como ela fica triste quando você está triste e como sorri com delicadeza quando diz que você está fazendo uma tempestade em copo d´água. "Lembra que quando eu passei por isso você disse que eu estava dramatizando? Então, chegou sua vez de simplificar as coisas. Vem aqui, tira este sapato."
Sentem-se amados aqueles que perdoam um ao outro e que não transformam a mágoa em munição na hora da discussão. Sente-se amado aquele que se sente aceito, que se sente bem-vindo, que se sente inteiro. Sente-se amado aquele que tem sua solidão respeitada, aquele que sabe que não existe assunto proibido, que tudo pode ser dito e compreendido. Sente-se amado quem se sente seguro para ser exatamente como é, sem inventar um personagem para a relação, pois personagem nenhum se sustenta muito tempo. Sente-se amado quem não ofega, mas suspira; quem não levanta a voz, mas fala; quem não concorda, mas escuta.
Agora sente-se e escute: eu te amo não diz tudo.

(Martha Medeiros)

Só dizer que amamos alguém, ou escutarmos um eu te amo, não basta, afinal são apenas palavras, que dizem muito, mas gestos, atitudes, olhares e até mesmo o silêncio dizem muito mais.
Dizer eu te amo é bom, ouvir um eu te amo é maravilhoso, mas olhar para a pessoa amada e ver nos olhos, no brilho dos olhos, que somos amados é uma sensação indescritível, e quando amamos, amamos de verdade, não amamos de corpo, alma e coração?
Então devemos deixar esse amor transparecer, escorrer pelos poros, se mostrar nos gestos e nas palavras. Devemos dizer não só com palavras que amamos alguém, porque como diz o ditado "amor com amor se paga" e assim receberemos o mesmo.

5 comentários:

Nessita! disse...

Nossa, excelente esse texto que escolheste. Totalmente verdadeiro. Parece que dizer eu te amo hoje em dia está fácil, a questão é demonstrá-lo. É tão difícil ver isso. Ainda ontem estava pensando nesse tema. Quero o amor, quero que ele seja demonstrado, não falado. Eu te amo não é bom-dia, com certeza. Ainda mais com o tempo em uma relação. As pessoas acabam se acostumando uma com a outra e esquecem de demonstrar todo o sentimento. E começam as mágoas. É triste, mas verdadeiro. Muitas relações acabam por esse motivo, não que o amor tenha acabado. Mas ele é colocado em segundo plano e as mágoas começam a ser maiores do que tudo.

Amei o post! Impressionante a nossa sintonia hehehehe

beijocas

_L_O_G_A_N_ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jane disse...

Todo esse lance de amor só me faz ficar com mais saudades do meu gatinho, ai, ai... tá lindo teu blog!

| denis | disse...

comigo acontece o contrário...
é uma merda de dizer...
mas é fácil de demostrar...
sem palavras... mas... perceber que é bom... ai é outra coisa...

pra mim não é bom dia...
mas é como se sempre fosse um "adeus"...
talvez seja uma maldição...
sei lá...

bjs

MIMOS_DA_JÊ disse...

Parabens pela postagem, gosto muito deste texto: ele é muito verdadeiro! Hoje as pessoas dizem Te Amo com muita facilidade como se fosse um cumpimento ou saudação.

Sinceramente achei seu blog excepcional, tanto q vou te favoritar. Sem problemas né?

Bjocas!