setembro 25, 2008

Ensaio sobre a Cegueira


Ontem recebi um convite para ver o filme "Ensaio sobre a Cegueira" ("Blindnees"), filme baseado no livro com o mesmo titulo de José Saramago, dirigido por Fernando Meirelles. Confesso que num primeiro momento achei que estava me metendo em fura, mas aceitei o convite e fui assistir ao filme.
Quando o filme começou e eu vi a cidade de São Paulo, pensei "Putz é filme brasileiro!", discretamente perguntei para minha parceira de cinema "È brasileiro?", mas mesmo ela me respondendo que não só fiquei mais tranqüila quando as personagens começaram a falar em inglês.
Achava sinceramente que o filme seria uma droga, mas estava enganada, o filme é ótimo, cheio de emoção, reflexão, momentos de tensão, cenas pesadas (tem uma cena que me fez trancar a respiração, achei bem forte) e até de alguns momentos descontraídos. Sem contar com um elenco fantástico (Julienne Moore, Mark Ruffalo, Danny Gloover, Gael Garcia Bernal, Alice Braga) e uma fotografia show de bola.
A trama narra uma inexplicável epidemia de cegueira e se passa em grande parte dentro de uma estrutura de confinamento para os que perderam a visão. Aos poucos o caos se instala e todos passam a meros seres humanos lutando por suas necessidades básicas, expondo seus instintos mais primários. É o desmoronar da sociedade e de tudo aquilo considerado civilizado.
Adorei tanto o filme que fiquei louca para ler o livro, ainda mais quando minha parceira de cinema me falou que o filme estava bem fiel a obra.
Vale muito a pena!!!!

Mais informações sobre o filme aqui.

P.S. = Muito obrigada pelo convite, adorei o filme e as fofocas depois!!!

2 comentários:

Mari Thomé disse...

Acho que esperarei sair em DVD. Cinema está remotamente impossível pra mim....
:(

Mas as fofocas depois do filme deve ser a melhor parte :P

Nessita! disse...

realmente um bom filme e fofocas depois são um programa perfeito! :D