fevereiro 09, 2006

Meditação X Prozac


Será que a prática milenar dos monges budistas pode substituir os antidepressivos?
É com esta pergunta que inicia a reportagem sobre as pesquisas realizadas no mundo inteiro sobre meditação e depressão na revista Época de 6 de fevereiro de 2006.
A pergunta parece estranha? Não segundo as pesquisas realizadas por respeitadas instituições de estudos sobre a mente espalhadas pelo mundo. Essas pesquisas afirmam
que os mais modernos antidepressivos podem ser substituidos, ou pelo menos complementados, por uma das mais antigas práticas do budismo: a meditação.
Os neurocientistas já comprovaram que a meditação altera as estruturas cerebrais e muda o padrão de suas ondas, protegendo contra a depressão, a ansiedade e os efeitos do stress. Além de deixar a massa cinzenta mais densa nas áreas do cerebro responsáveis pelo raciocinio, pela atenção e pela tomada de decisões, e também ajuda na redução da deterioração natural dos neuronios provocada pelo envelhecimento.
Estudos realizados em pacientes deprimidos mostram que a prática da meditação reduz pela metade o risco de recaídas da doença, que , em geral, são cada vez mais graves.
Mas a prática da meditação não só ajuda a proteger e combater a depressão. Ela também pode ajudar em casos de hiperatividade e falta de concentração das crianças, no combate a insônia e a problemas de saúde que possuem fundo emocional, tais como hipertensão, distúrbios gastrintestinais e dores crônicas.
Acredito que meditar vai virar uma mania mundial, pelo menos no EUA já é mania, mas esta será uma boa mania / "moda", pois tudo o que surge para nos ajudar a termos uma melhor qualidade de vida e combatermos as doenças físicas e mentais de uma maneira saudável (sem uso de medicamentos) é valida.
Os monges budistas utilizam esta prática a milhares de anos e pelo que percebemos são pessoas saudáveis, equilibradas e felizes, pq então não seguir o exemplo deles? Vamos meditar !!!
Qualquer um , em princípio, pode aprender a meditar, basta concentrar toda a atenção num único pensamento, ponto, objeto, som, ao mesmo tempo que procura relaxar o corpo. Meditar é "esvaziar" a mente.
Para os monges a meditação põe em prática um princípio filosófico - fixar-se no presente, desprender-se do passado e não alimentar preocupações inúteis sobre o futuro, ou seja viva o momento e deixe o resto para depois ( meu resumo da idéia).
Saimos dos anos 90 conhecido como a "Era do Prozac" e entramos no novo século que poderá ficar conhecido como "O Século da Meditação". Por que não?!
Dica:
Exercício de meditação básico
Passo a passo
1 - Foque eu uma palavra, frase curta, som ou oração
2 - Sente-se em silêncio e numa posição confortável
3 - Feche os olhos
4 - Relaxe os músculos, dos pés à cabeça
5 - Respire devagar e naturalmente. Ao mesmo tempo, diga sua frase, som ou palavra silenciosamente, para você mesmo
6 - Tenha uma atitude passiva. Não se preocupe se está indo bem. Quando outro pensamento vier à mente, retorne com calma a seu tema de repetição
7 - Concentre-se assim por dez a vinte minutos
8 - Não se levante imediatamente. Continue sentado e em silêncio por algum tempo, permitindo que outros pensamentos retornem. Só então abra os olhos
Sugestões da Lé:
*Faça esse exercício em um lugar tranquilo, acenda um incenso - mirra, açafrão, acácia, sândalo e patchouli são os mais indicados pois ajudam a relaxar, facilitam a respiração e são os mais usados nas práticas de yoga , meditação e orações - e procure relaxar.
* Filme : " Geração Prozac", o filme é meio antiguinho, mas é bom.

2 comentários:

ravelithium disse...

Exitem alguns sons q curto quando vou meditar q eh Vargo, Pulseprogramming, Thievery Corporation, Siddharta e tb Ambient Nights. Recomendo!

Bju lele, teu blog ta eleganth!

Nessita! disse...

Kung fu e tai chi chuan tb são ótimas maneiras de meditar... Eu simplesmente desligo quando faço qquer um dos dois.

bjs