março 23, 2006

Yin - Yang




Segundo a filosofia chinesa o yin e yang são duas energias opostas e complementares e estão presentes em tudo o que existe a nossa volta: dia e noite, frio e calor, claro e escuro.
Para o Taoísmo são expressões das energias yin e yang que interagem em todo o Universo e esse mesmo fenômeno das polaridades está presente também no ser humano, em nossa personalidade.
A teoria do yin e do yang e sua presença em maior ou menor grau em cada personalidade explica as diferenças de temperamento e determina a maneira como cada um percebe a realidade e expressa o que sente e pensa.
O yang está relacionado a energia masculina, calor, expansão, movimento, atividade e brilho, o yin diz respeito a energia feminina, frio, retração, repouso e escuridão. As duas energias estão presentes nos dois sexos, em maior ou menor grau, dependendo de cada pessoa.
O predomínio de uma dessas energias vitais definem o temperamento de cada um. A pessoa yang tende a ser extrovertida, transborda vitalidade e valoriza a ação, enquanto a pessoa yin é mais instrospectiva e sensível, se volta ao mundo dos pensamentos e das idéias. Mas mesmo exibindo uma maior predominancia de uma dessas forças, ninguém é yin ou yang o tempo todo, podemos oscilar entre uma e outra dependendo do momento que estamos vivendo, do nosso estilo de vida, dos fatores emocionais e ambientais, tipo de alimentação, etc.
Mas como todo o tipo de excesso é prejudicial, a melhor maneira de manter essas energias em harmonia é descansar, adotar uma dieta balanceada, praticar exercícios na medida e meditar.

Click no link abaixo e descubra se você está mais yin ou yang.

http://bonsfluidos.abril.com.br/edicoes/0083/06/06.shtml

Senha: instante (caso seja necessário)

4 comentários:

Nessita! disse...

simplesmete a-m-e-i essa foto fofa!
Dá vontade de apertar os dois!

bjs

Joaquim Amândio Santos disse...

Bom dia.

Deposito o meu sorriso de agradecimento pela sua visita ao meu depósito d epalavras. será sempre bem-vinda!

eis um post que me provoca satisfação e me lembra o farto interesse que possuo por todas as quest~ºoes de balanço e a grande importância que dou à musicoterapia, à aromoterapia e à cromoterapia.

(comentário escrito ao som de Perry Blake "crying rooms", num quarto de cor manga, com incenso de mirra a pairar...)

Nessita! disse...

baby, fiz o teste e o meu deu equilíbrio entre yin e yang hehehe

Agora tá, né? Sentiu! Vou ficar tri metida e me achando superhiper equilibrada...

Jura!!!!

saudades, véia!

bjs

~*Vica*~ disse...

Bem legal esse teste, o meu também deu equilíbrio. Show o site, tem bastante coisa interessante.