julho 27, 2009

Medusa


Mais ou menos há um ano atrás sonhei com várias imagens da Medusa, e recentemente descobri o significado dentro do meu sonho, mas mesmo assim resolvi pesquisar sobre esse ser mitológico que tanto me fascina.

"Medusa é uma personagem da mitologia grega com o aspecto de uma mulher, mas que possuia serpentes no lugar de seus cabelos e petrificava quem olhasse diretamente em seus olhos.

Medusa era uma das três Górgonas, filhas das divindades marinhas Fórcis e Ceto. Tinham serpentes em vez de cabelos, presas pontiagudas, mãos de bronze e asas de ouro. Ao contrário de suas irmãs, Esteno e Euríale, Medusa era mortal.Temidas pelos homens e pelos deuses, as três habitavam o extremo Ocidente, junto ao país das Hespérides.

Perseu foi encarregado por Polidectes de decepar a cabeça da Medusa. Para isso, o herói muniu-se de objetos mágicos, como sandálias aladas, para pairar acima dos monstros, e o escudo de bronze, cujo reflexo permitiu neutralizar seu olhar petrificante.Com a espada dada pelo deus Hermes, Perseu decapitou Medusa e recolheu sua cabeça, que foi posta no escudo de Atena como proteção contra os inimigos.

Medusa tinha poderes tão extraordinários que mesmo morta podia petrificar quem olhasse para sua cabeça. Uma mecha de seu cabelo afugentava qualquer exército invasor e seu sangue tinha o dom de matar e ressuscitar pessoas.

A versão mais difundida sobre a Medusa diz que no princípio ela era uma donzela extremamente bonita, mas de todos os encantos que possuía os mais belos eram os cabelos.
Quando o deus Posseidon se enamorou da linda jovem e transformado em ave a raptou e a transportou ao templo dedicado a Atena (Minerva para os romanos), onde se uniu a ela, isso desagradou profundamente a deusa, que inconformada com a profanação do edifício onde era cultuada decidiu castigar a jovem transformando os seus longos fios de cabelo em horríveis serpentes, e dando aos seus olhos o poder maligno de petrificar todos aqueles em quem se fixassem.

Além dessa, uma outra versão explica de forma diferente a metamorfose sofrida por Medusa: segundo esse relato, sendo ela extremamente vaidosa, a ponto até de se julgar mais bela que Atena, acabou sendo castigada pela deusa com sua transformação em um monstro terrível que passou a flagelar os arredores do lago Tritones, na Líbia."

Um comentário:

Unknown disse...

eu amei a historia da medusa,é pq tem gente q me chama de medusa e eu me identifiquei muito com ela.