julho 14, 2009

Reiki


Reiki é um método de cura natural pelas mãos, um poderoso sistema de cura natural que transfere energia vital, harmônica e essencial do Universo a todo ser vivente.

REI significa universal e KI a força da energia vital que está presente, pois pertence ao que é cósmico.

Reiki pode ser então definido como " a Arte e a Ciência da ativação, do direcionamento e da aplicação da Energia Vital Universal, para promover o completo equilíbrio energético, para prevenção das disfunções e para possibilitar as condições necessárias a um completo BEM ESTAR ".

Esta é a ENERGIA que forma os indivíduos em todas as etapas da vida, a porção de FORÇA VITAL (que é uma luz invisível que passa pelo cérebro, o sistema nervoso e as veias) que anima todos os corpos, fazendo com que uns sejam saudáveis, e outros, devido a sua falta, enfermos.

Acredita-se que tenha origem no Tibet, há milhares de anos. Reiki é a “força da vida”, a força que nos mantém vivos. Quando a energia Reiki não flui, nossos corpos físicos cessam de existir.

As civilizações e as culturas, na sua era e costume, têm nomes próprios para esta energia: o prana, o mana, o chi e o espírito, Ka, Pneuma, Nefesh, Luz, dentre outros, são alguns exemplos. A energia Reiki ajuda a curar todas as criaturas vivas nos níveis físico, mental, emocional e espiritual.

O mestre de Reiki e o Reikiano são canais para esta energia. Quando uma pessoa é iniciada ela se transforma num canal da energia Reiki, que entrará pelo seu Chakra Coronario, passando pelo Chakra Cardíaco e fluirá pelas mãos. Ele manterá esta habilidade por toda a vida. A energia de Reiki é inteligente e precisa.

O Reiki funciona independente da sua opinião, ele é uma força da vida que vem de sua fonte não importa como a chamamos.

A sua prática constitui-se numa antiga arte budista de canalizar a energia vital pela imposição das mãos, redescoberta no Japão no início do século XX pelo Dr. Mikao Usui, e introduzida nos Estados Unidos por volta de 1940 pela Sra. Hawayo Takata, uma estadunidense de origem japonesa.

Hoje, entretanto, devido as recentes descobertas do senhor Franck Arjava Petter, sabe-se muito mais a respeito do Reiki e que ajudou a redescobrir a linhagem mais próxima de Usui Sensei, através de uma aluna de Hayashi Sensei, a senhora Chiyoko Yamaguchi, criadora do Jinkiden Reiki Kenkiukay, ou Método Direto de Ensino de Reiki.

Como o conhecemos hoje, o Reiki é uma terapia holística natural que preconiza que, através da imposição de mãos do Terapeuta Reiki, irradiam-se as vibrações de harmonia da energia vital do Universo (Rei) para restabelecer o equilíbrio da energia vital ( Ki) das zonas doentes do corpo de um paciente.

Os cinco princípios do Reiki:

O que é considerado como principos do Reiki, na verdade paras os japoneses e antigos praticantes do Reiki é um Kotodama, ou conjunto de preceitos que devem ser repetidos pela manhã e pela noite por possuir uma alma e por isso possuir energias curativas.

São eles:
Apenas hoje:
Liberte-se da raiva
Liberte-se da preocupação
Seja Grato
Cumpra seus deveres
Seja gentil com todos os seres.
*
*
Pontos Importantes:

1)Reiki é uma ciência energética. Reiki trabalha independente de qualquer sistema religioso.

2)Reiki é energia não polarizada, portanto, sempre segura.

3)Como o Reiki é não-polarizado, pode ser usado até por uma criança; pode ser usado para tratar, até mesmo, doenças crônicas; ou por um adulto de qualquer meio social.

4)Sendo não-polarizado, Reiki trabalha conjuntamente com qualquer outra forma de terapia incluindo medicamentos, quimioterapia, cirurgia, homeopatia, acupuntura, etc.

5)Porque Reiki é energia que emana do nível subatômico, quando fazendo o tratamento, o terapeuta utiliza primeiramente a Energia Reiki e de uma maneira menor, de toda energia inata do corpo. O terapeuta de Reiki não arrisca nada ao tratar de outros e o Reiki na verdade estará energizando-os quando eles tratam de outra pessoa. Após tratar muitos pacientes, por mais que estejam doentes, o terapeuta Reiki geralmente se sente mais energizado.

6)Reiki trabalha no plano causal, isto é, no nível da raiz da causa e como tal, trata o corpo como um todo; É holístico por natureza, porém não requer nenhuma habilidade em diagnosticar por parte do terapeuta. Por estas razões, Reiki pode ser usado eficientemente por qualquer pessoa de qualquer idade ou meio social.

Tirado desses sites, 1 , 2, 3.

Ontem foi minha primeira experiência com o Reiki e eu simplesmente amei. Com certeza voltarei e assim que possível farei um curso de Reiki.
Recomendo a todos o Reiki, é uma ótima forma de nos encontrarmos, de entrarmos em contato com nós mesmos e acima de tudo com as forças do universo.

5 comentários:

Mari Thomé disse...

Estou muito interessada.
Gosto de fazer reiki, demais. Mas a frequencia é menor do que gostaria. E é junto com a minha massoterapia.

Que saudades...

E depois conta mais como tu tá se sentindo!!

Beijos!!

Moni disse...

ahhhhh, SIM SIM SIM!!!

Reiki é MARAVILHOSO!!! cada dia fico melhor comigo mesma e essa é a melhor parte!!! estou MUITO feliz!!!

Lé, MUITO BOM, poder dividir isso contigo. e MAIS: te prepara! o curso será em agosto, e nós duas faremos JUNTAS!

beijos. e como diz a Gil "um reiki com muito amor"

Leslie disse...

Reiki é bom!!!

Mari, deves voltar a fazer.

Moni vamos fazer certo, inclusive a Gil me disse para fazer, pois meu caminho está ai.

Nessita! disse...

Reiki é maravilhoso mesmo. E a gente muda muito depois que o reiki vira uma realidade no nosso cotidiano. Tenho certeza que vais te apaixonar.

bjus!

Horizonte disse...

Muito legal saber que estás te aproximando dessa energia maravilhosa Lé.
A Moni falou que farás com ela a iniciação, que é uma experiência mágica se vivida com intensidade.
A energia é forte, presente e sempre nos permeia, modificando e abrindo caminhos que antes pareciam difíceis ou desconhecidos.
Sucesso na caminhada, com certeza nos encontraremos pelo caminho.
Um reki com muito amor!