julho 13, 2009

Dia Mundial do Rock

Como surgiu o Dia Mundial do Rock? Foi assim...

"No dia 13 de julho de 1985 o vocalista da banda Boomtown Rats, Bob Geldof, organizou um mega show o famoso e humanitário Festival Live Aid, um evento contra a fome na Etiópia e que aconteceu simultaneamente no Wembley Stadium, em Londres e no JFK Stadium, na Filadélfia que receberam ao todo mais de 50 artistas, 170 mil pessoas, e foi transmitido ao vivo para 60 países, que puderam assistir nomes como Queen, U2, Dire Straits, Maddona, Bob Dylan, David Bowie, Santana, Black Sabbath, Elvis Costello, Led Zeppelin, Crosby, Stills, Nash & Young e The Who, Duran Duran, Santana. E foi por causa dessa ação conjunta de roqueiros, que 13 de julho foi oficializado como o Dia Mundial do Rock.

O rock’n roll tem origem no final da década de 40 e começo da de 50. Ele surgiu da “união” de diversos elementos e estilos musicais, dentre eles o blues e o gospel. Entretanto, o country, o Folk e demais gêneros, também contribuíram para a formação do Rock ‘n roll.
Ele ganhou ainda mais força com o surgimento de um de seus maiores icones, o cantor Elvis Presley. Entretanto, outros nomes também marcaram o seu inicio, como Jerry Lee Lewis, Carl Perkins, dentre outros.

No início, a juventude - cansada dos rituais impostos pela sociedade -, passou a usar roupa de couro e levantou-se das cadeiras para dançar ao som que um homem branco americano, que cantava, e se mexia sensualmente nos palcos, embalado por um ritmo herdado dos negros - o rhythm’n blues.

O filho do estado de Mississipi, Elvis Presley consolidou o rock’n’roll como um fenômeno de massa e atraiu milhares de pessoas com seu jeito único em cima do palco. Foi em 1955, nos Estados Unidos, quando o cantor invadiu os estúdios da Sun Records, acompanhado de baixo, bateria e guitarra, para gravar, entre outras faixas, a marcante “That’s Alright, Mama”.
Antes mesmo da explosão do rei do rock, nomes como Little Richard, Bill Haley & The Comets com “Rock around the clocks”, Chuck Berry entoando “Johnny B. Good” e “Maybellene”, foram os precursores do gênero rock’n’roll.O estilo tornou-se popular num momento que a sociedade de consumo vivia a neurose da guerra fria, a TV ditava o estilo de vida e a juventude roqueira, desprovida de armas, mostravam seus ideais com as guitarras e canções, em busca de uma vida melhor.

O gênero ganhou inúmeros adeptos, e cada indivíduo tinha a sua originalidade em relação a maneira de se expressar. Cabelos espetados com gel ou compridos, costeletas, barbas, roupas rasgadas, botas de couro, sandálias, jaquetas e calça de couro, blusa de flanela, bermudão, sobretudo, brincos. São incontáveis as atitudes inventadas para mostrar a atitude roqueira.
Durante a história do rock’n’roll, inúmeros artistas fizeram história. The Beatles, The Animals, Bob Dylan, Led Zeppelin, The Doors, Budy Holly, Sex Pistols, The Who, The Beach Boys, Jimmy Hendrix e tantos outros transpareceram suas rebeldias e deram voz aos anseios do público jovem, transportando emoções e conflitos internos para as platéias.

Olhamos para trás e observamos Elvis Presley revelando ao público o gênero musical, e hoje ouvimos The Strokes, The Hives, The Killers tocando e reciclado o rock com a ajuda das novas ferramentas. Mesmo assim, as bandas atuais nunca fogem da linha sem regra que agrada os roqueiros."

Tirado daqui.

4 comentários:

a casa de todas as bandas disse...

Leslei , gostei muito do seu blog, com esse post sobre rock
irei te seguir ok
grande abraço e continue assim

Unknown disse...

amuh rock adorei visitar ta rock and roll na veia karalho.....

Unknown disse...

Que bacana essas informações para os críticos do estilo Rock n'roll
cultura faz parte das nossas vidas sempre.
conhecimento é sempre bom...
viva o Rock ...sempre

parabéns ao site

Anônimo disse...

Gostei mt do seu blog!!
Eu e uma amiga temos um blog q fala sobre musica estamos, passando nos blogs com temas parecidos... E o seu esta mt massa!!

Se puder passa lá http://onossomundoemusica.blogspot.com

se puder passa lá... deixa sua opinião e ideia!!!